quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Sedetur recebe Menção Especial de Destaque Inovação do prêmio INOVES



A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo através do secretário Fernando Cesar Valverde Vieira foi com a Menção Especial de Destaque Inovação na região Centro-Norte com o projeto Central Fácil - Desburocratizar para empreender do prêmio INOVES.

A cerimônia para exaltar a inovação no serviço público capixaba foi realizada no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia. Mais de mil convidados estiveram presentes na solenidade de premiação do Inoves.

Colatina chegou até a final através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com o programa “Central Fácil, desburocratizar para empreender”, inscrito na Categoria: Desburocratização, atuando na área de formalização da economia local, acesso a créditos financeiros, capacitação e empreendedorismo.

O Projeto “Central Fácil, desburocratizar para empreender”, vem desenvolver um modelo de Gestão, e promover o avanço no atendimento ao empreendedorismo, incentivando por meio da eficácia aos prazos e custos para o registro de empresas no município, representou importante fator de estímulo para o surgimento da Central Fácil.

A constante inovação de práticas da Central Fácil no município, deu a instituição o prêmio Inovação na Gestão Pública do Estado do Espírito Santo, Ciclo 2008, na categoria Desburocratização. Em virtude da constante inovação de práticas que aprimoram o crescimento humano, social, político e econômico do município.


O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e marca a edição comemorativa dos 10 anos do Inoves, que reconhece e premia iniciativas empreendedoras que visam à modernização da Administração Pública no Estado, reconhecendo trabalhos que apontem para a produção de serviços públicos de qualidade.

Créditos: SEMCOS

Defesa Civil de Colatina tem apoio de moradores para evitar desastres


A Defesa Civil de Colatina contará com um auxílio especial na prevenção de desastres: a população. Partindo de um novo conceito de gestão dos riscos urbanos, em que a população é preparada para se prevenir de riscos e, se necessário, agir em situações de perigo, a PMC está realizando o trabalho de formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil ( Nupdecs ). O objetivo principal é envolver a população na prevenção, e isto eles aprenderão com os treinamentos oferecidos pela Defesa Civil.


A atuação dos moradores nas ações da Defesa Civil é de grande importância, uma vez que eles estão inseridos na comunidade e visualizam as áreas e as ações dos vizinhos no dia a dia. Ou seja, a população organizada, orientada e preparada sabe o que fazer e como fazer, para que danos ambientais e humanos sejam reduzidos em casos de desastre.



Para que os Nupdecs sejam instaladas nos bairros, a Defesa Civil já está fazendo reuniões com os moradores de algumas áreas: Região 05 (Alto São Vicente, São Vicente, Santa Cecília, Colatina Velha, São Judas Tadeu, Santa Margarida, IBC e Barbados); Região 10 (Carlos Germano Naumann, Ayrton Senna, João Manoel Meneguelli, Industrial Alves Marques, 15 de Outubro, Gordiano Guimarães, Vicente Soella I/II/III e Renzo Morelato) e Região 11 (Colúmbia, Honório Fraga, São Marcos, Novo Horizonte e Martinelli).

Jornal O Colatinense

Ação Social no Bairro São Miguel

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, esta desenvolvendo o Programa Nacional de Promoção Acesso ao Mundo do Trabalho ACESSUAS/TRABALHO que visa promover a inclusão dos usuários em situação de vulnerabilidade/ ou risco social ao mundo do trabalho, através das ações de mobilização, cadastramento, monitoramento, acompanhamento dos alunos do PRONATEC e articulação com as políticas de Emprego e Renda.

O programa realizou uma Ação Social do Trabalho no sábado dia 06 no CRAS Arlete Tardin situado a Rua Maria Cezana Pancieri S/nº Bairro São Miguel.

No evento foram oferecidos os seguintes serviços: Emissão de Carteira de Trabalho - Ministério do Trabalho; Emissão de CPF; Cadastro de Intermediação de Mão de Obra – SINE.

Além disso, foi realizada as entrega oficial dos Equipamentos para Empreendimento de Economia Solidaria Marias & Marias e entrega oficial do Projeto de Lei Municipal de Economia Solidaria. Houve também a apresentação dos Empreendimentos de Economia Solidaria rural e urbano.

A Semas contou também com barracas de orientações sobre o Cadastro Único, Bolsa Família e reciclagem com a presença da associação dos catadores.

Crédito: SEMCOS