sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Diálogos sobre o patrimônio - Itapina



“O evento 'Diálogos sobre Patrimônio', realizado no início do mês no distrito de Itapina, pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), foi de fundamental importância para o reconhecimento do tombamento do sítio histórico local, composto de casarões do início do século passado”.

Esta foi a avaliação do secretário Municipal de Cultura, Efrahim Maia, que destacou as palestras realizadas na Escola Maria Ortiz para os moradores de Itapina, de representantes de dois municípios capixabas com experiências em tombamento de patrimônio histórico; e de técnicos da Secult.



A primeira palestra foi de Pedro Antonio de Souza, sobre “O Tombamento de São Pedro do Itabapoana”, distrito de Mimoso do Sul; e a segunda foi sobre a “Gestão do Sítio Histórico”, de representantes da Associação de Moradores de São Pedro, e ainda da museóloga Paula Nunes e da produtora cultural Cristiane Silva Delecrode, da Secult.
Segundo Efrahim, da mesma forma tiveram importância também os outros eventos que foram pontos de discussão do encontro. Ele cita a exposição do Museu “Virgínia Tamanini”, com a participação de estudantes do curso de História da Faculdade Castelo Branco, de Colatina. Na sequência foram apresentados o “Inventário Participativo”, e informações sobre a reforma e a elaboração do casarão onde será instalado o Museu.


À tarde, houve apresentação do grupo de Folia de Reis do município de Pedro Canário e do grupo de capoeira. Para encerrar o evento, à noite na pracinha e com muitas barraquinhas, teve show com o Grupo Moxuara, de Cariacica.  

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Projeto "Luz...Câmera...Ação...Comunidade" é realizado no CEU´s Columbia

Na última sexta-feira, 12 de dezembro, foi realizado no CEU’s o lançamento do 1º Tema do Projeto “LUZ...CÂMERA...ACÃO...COMUNIDADE!” administrado pela coordenadora do CEU’s, Eliane Lemos Sperandio. O evento ocorreu no CINE-TEATRO no bairro Colúmbia.


A abertura do projeto ficou a cargo das nutricionistas e equipe da Saúde que falaram sobre alimentos saudáveis, a importância do exercício físico e a importância de uma boa noite de sono para o descanso. As nutricionistas também responderam dúvidas da comunidade e exibiram slides com informações sobre a pirâmide nutricional.


Após as apresentações, foi realizada a pesagem e medição dos participantes para que a partir desse momento possam começar um programa de reeducação alimentar. O evento não foi só pra quem precisa perder, mas também pra quem precisa ganhar peso.



O que mais chamou atenção dos participantes (comunidade) foram as mesas de degustações com alimentos saudáveis: na primeira mesa estavam expostos: arroz integral com brócolis, saladas verdes, tabule, assado de tempero, salada de soja e assado de proteína de soja; na segunda mesa haviam sucos batidos na hora, sucos de frutas, de legumes e de verduras, e a terceira mesa foi preparada com alimentos rico em vitaminas principalmente para pessoas da terceira idade como: coalhada, queijo, mel, pão integral, sardinha, chá de amora, leite de soja, inhame com salsinha, tudo preparado com carinho pela equipe do CEU’s.



“Fazer uma reeducação alimentar não é fácil, mas é preciso para que tenhamos mais saúde”, afirma a coordenadora do CEU’s Columbia. 

Créditos: SEMCOS

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Sedetur recebe Menção Especial de Destaque Inovação do prêmio INOVES



A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo através do secretário Fernando Cesar Valverde Vieira foi com a Menção Especial de Destaque Inovação na região Centro-Norte com o projeto Central Fácil - Desburocratizar para empreender do prêmio INOVES.

A cerimônia para exaltar a inovação no serviço público capixaba foi realizada no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia. Mais de mil convidados estiveram presentes na solenidade de premiação do Inoves.

Colatina chegou até a final através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com o programa “Central Fácil, desburocratizar para empreender”, inscrito na Categoria: Desburocratização, atuando na área de formalização da economia local, acesso a créditos financeiros, capacitação e empreendedorismo.

O Projeto “Central Fácil, desburocratizar para empreender”, vem desenvolver um modelo de Gestão, e promover o avanço no atendimento ao empreendedorismo, incentivando por meio da eficácia aos prazos e custos para o registro de empresas no município, representou importante fator de estímulo para o surgimento da Central Fácil.

A constante inovação de práticas da Central Fácil no município, deu a instituição o prêmio Inovação na Gestão Pública do Estado do Espírito Santo, Ciclo 2008, na categoria Desburocratização. Em virtude da constante inovação de práticas que aprimoram o crescimento humano, social, político e econômico do município.


O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e marca a edição comemorativa dos 10 anos do Inoves, que reconhece e premia iniciativas empreendedoras que visam à modernização da Administração Pública no Estado, reconhecendo trabalhos que apontem para a produção de serviços públicos de qualidade.

Créditos: SEMCOS

Defesa Civil de Colatina tem apoio de moradores para evitar desastres


A Defesa Civil de Colatina contará com um auxílio especial na prevenção de desastres: a população. Partindo de um novo conceito de gestão dos riscos urbanos, em que a população é preparada para se prevenir de riscos e, se necessário, agir em situações de perigo, a PMC está realizando o trabalho de formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil ( Nupdecs ). O objetivo principal é envolver a população na prevenção, e isto eles aprenderão com os treinamentos oferecidos pela Defesa Civil.


A atuação dos moradores nas ações da Defesa Civil é de grande importância, uma vez que eles estão inseridos na comunidade e visualizam as áreas e as ações dos vizinhos no dia a dia. Ou seja, a população organizada, orientada e preparada sabe o que fazer e como fazer, para que danos ambientais e humanos sejam reduzidos em casos de desastre.



Para que os Nupdecs sejam instaladas nos bairros, a Defesa Civil já está fazendo reuniões com os moradores de algumas áreas: Região 05 (Alto São Vicente, São Vicente, Santa Cecília, Colatina Velha, São Judas Tadeu, Santa Margarida, IBC e Barbados); Região 10 (Carlos Germano Naumann, Ayrton Senna, João Manoel Meneguelli, Industrial Alves Marques, 15 de Outubro, Gordiano Guimarães, Vicente Soella I/II/III e Renzo Morelato) e Região 11 (Colúmbia, Honório Fraga, São Marcos, Novo Horizonte e Martinelli).

Jornal O Colatinense

Ação Social no Bairro São Miguel

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, esta desenvolvendo o Programa Nacional de Promoção Acesso ao Mundo do Trabalho ACESSUAS/TRABALHO que visa promover a inclusão dos usuários em situação de vulnerabilidade/ ou risco social ao mundo do trabalho, através das ações de mobilização, cadastramento, monitoramento, acompanhamento dos alunos do PRONATEC e articulação com as políticas de Emprego e Renda.

O programa realizou uma Ação Social do Trabalho no sábado dia 06 no CRAS Arlete Tardin situado a Rua Maria Cezana Pancieri S/nº Bairro São Miguel.

No evento foram oferecidos os seguintes serviços: Emissão de Carteira de Trabalho - Ministério do Trabalho; Emissão de CPF; Cadastro de Intermediação de Mão de Obra – SINE.

Além disso, foi realizada as entrega oficial dos Equipamentos para Empreendimento de Economia Solidaria Marias & Marias e entrega oficial do Projeto de Lei Municipal de Economia Solidaria. Houve também a apresentação dos Empreendimentos de Economia Solidaria rural e urbano.

A Semas contou também com barracas de orientações sobre o Cadastro Único, Bolsa Família e reciclagem com a presença da associação dos catadores.

Crédito: SEMCOS





terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Semana de combate ao Escorpião no Bairro Ayrton Senna

A Prefeitura de Colatina vai fazer um trabalho de combate aos escorpiões durante toda essa semana no bairro Ayrton Senna. A semana tem como objetivo conscientizar a população sobre as formas de prevenção e combate ao inseto.


Para dar início aos trabalhos a Secretaria de Educação convida as lideranças comunitárias e religiosas, comunidade em geral e pais de alunos da creche do bairro Ayrton Senna para a reunião sobre a ocorrência de escorpiões. A reunião será hoje na creche às 18h30.

Na terça-feira os agentes da vigilância ambiental participam de uma série de entrevistas na rádio e TV dando dicas de prevenção ao escorpião. Na quarta e quinta-feira os agentes percorrem o bairro dando orientações e fazendo a busca ativa do inseto.

Já na sexta-feira será realizada pela equipe de vigilância ambiental e Sanear, através do projeto Cata-Treco, o recolhimento de entulhos no bairro Ayrton Senna. O Cata-Treco passará pelas ruas no período das 8 às 16 horas.

Prevenção

Animais pequenos, os escorpiões vivem em barrancos, troncos de madeira, telhas e podem ser venenosos, precisando assim ser erradicados para evitarem graves acidentes. Segundo a Vigilancia Ambiental uma forma de diminuir a quantidade desses animais é retirando os entulhos do chão de quintais e cobrindo as frestas dos muros com reboco, por exemplo.

O animal tem hábitos noturnos e tem como alimentos preferidos baratas e insetos. Locais úmidos e escuros são ambientes propícios para esconderijo dos escorpiões. 

Cuidados com a casa e o quintal podem afastar estes animais. A limpeza é de grande relevância no caso de escorpião. Mas não adianta limpar o quintal e jogar no terreno ao lado. Tem de dar a destinação correta ao lixo e entulho.



As medidas preventivas se concentram na limpeza do ambiente, na eliminação dos locais onde esses animais vivem, em manter terrenos e quintais limpos, em evitar acúmulo de material dentro de casa, em controlar o número de insetos e em acabar com focos de umidade.




Em caso de picada, o Ministério da Saúde definiu três passos fundamentais na realização dos primeiros socorros: lavar o local da picada com água e sabão, procurar o serviço médico mais próximo e, se possível, levar o animal para identificação (num pote de vidro, de preferência) em segurança. A vigilância pede ainda que as pessoas que forem picadas, procurem o Hospital Silvio Avidos o mais rapidamente. 

Crédito: SEMCOS

Audiência Pública da Secretaria de Saúde

Acontece neste momento a audiência pública para prestação de contas e investimentos da Secretaria de Saúde  referente ao primeiro e segundo quadrimestre de 2014.

Está sendo abordada toda a movimentação financeira da secretaria, para apreciação das ações executadas com os recursos do Fundo Municipal de Saúde. A audiência demonstra aos presentes os números de atendimentos, programas, e os investimentos efetuados pela Secretária.

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando o evento, de acordo com as Lei complemtentar nº 141/2012 de Responsabilidade Social. 


 A audiência tem por objetivo mostrar onde os recursos são aplicados, as metas e indicadores alcançados, a oferta e a produção dos serviços da rede assistencial de Saúde, além do registro de doenças como a tuberculose, hanseníase, dengue, entre outras. A audiência é aberta ao público.

Credito: SEMCOS

terça-feira, 25 de novembro de 2014

ArteSanto começa hoje



Um grupo de artesãos colatinenses, afiliados da Acolartec (Associação Colatinense de Artesãos e Culianaristas) começam a participar a partir de hoje, às 19 horas, da Feira ArteSanto, que reúne mais de mil capixabas e também de nove Estados. Exposição, palestras, shows e oficinas fazem parte da programação do evento que vai até domingo, na Praça do Papa.
A Feira, criada para divulgar o artesanato capixaba, terá 5,5 mil metros quadrados, e a expectativa dos organizadores é de que seja visitada por mais de 50 mil pessoas para conhecer e comprar produtos feitos de metal, papel, fibras naturais, vidro, entre outros materiais.
De amanhã a sexta-feira, a ArteSanto estará aberta ao público das 16 às 22 horas. No sábado, das 10 às 22 horas, e no domingo das 10 às 21 horas. De amanhã a domingo haverá shows e inúmeras oficinas, entre elas as de confecções de guirlandas com tecidos, anjos, flores de escama de peixe e bonecas de fibra natural.

Crédito: SEMCOS

Assinatura de Ordem de serviço no Bairro Santo Antônio

Inauguração da Unidade de Saúde de Boapaba

Assinatura de Ordem de serviço do Bairro Nossa Senhora Aparecida

Assinatura de Ordem de serviço de quadra no Bairro Gordiano Guimarães

Onibus Itinerante do Juizado da Lei Maria da Penha

Estrategicamente localizada na região central do Espírito Santo, o município de Colatina recebe Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha nesta semana (24 a 28 de novembro). A iniciativa é da Coordenadoria de Violência Doméstica contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), em parceria com órgãos e entidades públicas. O ônibus adaptado para atender às necessidades técnicas do Judiciário relativas à violência doméstica estará das 9 às 17h30 na Praça Municipal Belmiro Teixeira Pimenta, em frente à Câmara de Vereadores do município.

O atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica consiste em confecção de Boletins de Ocorrência, oferta de assistência jurídica e eventual concessão de medida protetiva, bem como trabalhos de divulgação e conscientização sobre a Lei Maria da Penha, com distribuição de cartilhas e panfletos. No ônibus, há cinco salas, uma para a equipe multidisciplinar, onde psicólogos e assistentes sociais prestam atendimento a mulheres vítimas de violência ou a seus familiares; a sala da Defensoria Pública; a sala da Delegacia da Mulher, e a sala de audiência – onde o juiz ouve as partes e as testemunhas –, além do cartório do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha.


O veículo é um pouco maior do que um ônibus padrão. Ele foi totalmente adaptado para atender às necessidades técnicas do Judiciário. Todas as salas possuem mesa e cadeiras. Há também ar condicionado e sua adaptação foi acompanhada por técnicos do Tribunal de Justiça. Esta é a última visita do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha a municípios do interior em 2014. O projeto será retomado em 2015.

























Crédito: SEMCOS

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Jornal "O Colatinense"


Sábado acontece segundo “Dia D” da vacinação contra poliomielite e sarampo

No próximo sábado dia 22, acontece o segundo “Dia D” da campanha nacional de vacinação contra duas doenças infantis graves: a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo. Dessa vez os postos de vacinação se concentrarão na Policlínica, no Centro da cidade e na Unidade de Saúde de São Silvano, de 8 as 17 horas.

As gotinhas da pólio serão administradas em bebês de seis meses a menores de cinco anos. Já a injeção contra o sarampo será aplicada em crianças de 12 meses até menores de cinco anos. Quem tiver idade em comum a essas duas faixas etárias estará apto a tomar as duas vacinas de uma vez.

De acordo com a coordenadora de imunização, Neusa Busatto, até agora já foram imunizados um total de 71,32% do público-alvo, enquanto a meta é 95%.



No interior a vacinação continua sendo realizada através das enfermeiras do Programa Saúde da Família.

Crédito: SEMCOS

Vídeo de Inauguração da Fábrica dos Laboratórios Bagó


quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Inauguração Laboratórios Bagó - Colatina

Sebastian Bagó - Diretor Geral Internacional dos Laboratórios Bagó













No último dia 19, o grupo argentino Laboratórios Bagó do Brasil inaugurou uma nova fábrica de medicamentos no Polo Industrial Mario Cassani, em Colatina, no noroeste do Espírito Santo. A solenidade de abertura contou com a presença diretor-presidente do Laboratórios Bagó do Brasil Fernando Loaiza e acionistas argentinos.

Cônsul Geral do Equador "Monica Loaize", Cônsul Geral da República Dominicana "Bernardo Martinez", Cônsul Geral da República Argentina " Marcelo Bertoldi", Cônsul Geral da República Boliviana "Edgar A. Gonzáles Marin", Prefeito de Colatina Leonardo Deptulski.
No Brasil desde 1999, a nova unidade de Colatina vai investir na fabricação de drogas biossimilares, usadas no tratamento de diversas doenças, entre elas o câncer.

A construção recebeu investimento de R$ 100 milhões e ocupa uma área de 43.500 metros quadrados para comportar a produção de uma variada linha de remédios. De acordo com a diretora técnica da Laboratórios Bagó, Soraia Marques, a empresa vai produzir produtos como antibióticos, antidepressivos, fitoterápicos em drágeas e comprimidos, além de produtos de nutrição e cosméticos.



De acordo com Soraia, na fase de implantação da indústria farmacêutica serão gerados 30 empregos e em plena atividade mais de 100 postos de trabalho direto. “A empresa também vai fabricar embalagens e medicamentos biológicos, além de alimentos como leite em pó para lactentes”, afirmou Soraia.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano de Colatina Fernando Valverde, a vinda do Laboratórios Bagó contribui para expandir o perfil econômico da cidade atualmente o maior centro de moda do Estado. “A fábrica vai dar projeção internacional a Colatina pois os produtos serão exportados, além de desenvolver medicamentos com novas tecnologias”, afirma Valverde.

Fernando Valverde - Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Leonardo Deptulski-Prefeito de Colatina, Sebastian Bagó-Diretor Geral Internacional dos Laboratórios Bagó, Genivaldo Lievore-Deputado Estadual, Fernando Loaiza-Diretor Geral Bagó Brasil.



O secretário destacou ainda que seis indústrias de grandes empresas estão sendo instaladas no Polo Industrial Mário Cassani, que possui uma área de 400 mil m² próximo a BR-259 e conta com um Terminal Ferroviário de Cargas. 

Creditos: SEMCOS

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Feira Sabores e Saberes



Mais uma Feira de Sabores e Saberes do distrito de Baunilha. Será sábado, dia 08, às 17 horas, na pracinha ao lado do Bar da estação, na BR-259, com as participações de agricultores familiares, artesãos, e ainda da área da gastronomia e atrações musicais, locais e também do distrito vizinho, Boapaba.

O evento, com seus diversos sabores e saberes da roça que atraem centenas de visitantes, é realizado pelas comunidades e já virou tradição. Tem como principais objetivos valorizar e divulgar os valores locais e proporcionar diversão e lazer com produtos diferenciados feitos de forma artesanal.



De Baunilha são moradores da sede e ainda dos Córregos Seguro, Santinho e Povoação que vão mostrar o que têm de melhor, de doces, biscoitos, pães e massas em geral, artesanato e trabalhos manuais, produtos agrícolas e da agroindústria e os talentos regionais da área musical.

A feira foi criado em 2011 para a venda de bolos, tortas, rocambole, água de coco, biscoitos, roscas, pães, casadinhos, doces, capeletti, caldos, além de legumes, verduras e frutas (coco, banana, fruta pão, abóbora, aipim, etc).

Entre os pratos mais apreciados e o que os curiosos ficam ansiosos em experimentar está a “Pereveca”, uma espécie de rocambole de origem alemã, feito com banana, cachaça, cravo e canela. Do artesanato local, feitos com muito capricho, tem enfeites e utensílios usados no dia a dia. Poderão ser encontrados panos de prato bordados, bolsas de tecido, flores de EVA, bonecas de pano, tapetes de tecido e de crochê, marca-texto, porta-treco, entre outras peças.

Para os expositores, a feira é uma fonte de renda, porque é nela que têm a oportunidade de vender seus produtos, além de proporcionar a integração da população rural de Baunilha e Boapaba, em projetos que têm em comum. É também considerada um ponto de encontro das comunidades.


Com entrada gratuita, conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), e também da empresa Laticínios Reserva dos Imigrantes, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa) e Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural). 

Créditos: SEMCOS

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Campanha de Enfrentamento da Violência Contra Mulher


Buscando alertar toda a população sobre as muitas formas de violência contra a mulher, a Prefeitura de Colatina por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social e Serviço de Proteção e Atendimento a Famílias e Indivíduos (CREAS/PAEFI), serviço vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza entre os dias 03 a 28 de novembro a 3ª Campanha Municipal Pelo Enfrentamento da Violência Contra a Mulher.

A campanha conta com diversas ações e mobilizações realizadas pelo serviço do CREAS/PAEFI. O principal objetivo do projeto é conscientizar e socializar as informações sobre a importância da eliminação da violência contra as mulheres envolvendo o poder público, entidades afins, instituições de ensino e a população em geral do município de Colatina e municípios vizinhos.

No dia 20, entre 8 e 17 horas, ocorrerá o 3º Seminário Pelo Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, na Câmara Municipal de Colatina. No seminário serão discutidos diversos assuntos no que diz respeito à violência contra a mulher no município e no âmbito nacional.

O formulário de inscrição para inscrições no 3º Seminário Pelo Enfrentamento da Violência Contra a Mulher se encontra disponível no site da PMC: www.colatina.es.gov.br .


Entre os palestrantes do seminário estão: o Tenente Carlos Balbino Sarrano – Sub Comandante da 1ª Cia do 8º Batalhão da Polícia Militar de Colatina/ES, a Drª.Valéria Scarance Fernandes – Promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo/ Professora de Processo Penal da PUC-SP/ Doutora em Direito Processual Penal/ Promotora designada para o Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica – GEVID/MP-SP e Lorena Padilha Pereira – Psicógoga e Coordenadora do Atendimento às Vítimas de Violência e Discriminação (CAVVID) – Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos do Município de Vitória/ES.

PARA SE INSCREVER, ACESSE O LINK: 

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Café com Leite


Na próxima segunda-feira (03), acontece o encontro Café com Leite em Colatina. O evento que é uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural em parceria com o Incaper, tem como objetivo incentivar a cafeicultura e a pecuária leiteira, que são as duas principais fontes de renda da região.

A programação começa as 8 horas, no auditório do Sanear, onde os participantes serão recebidos com uma tradicional café com leite. As 9 horas será apresentada a palestra “Qualidade do café” tendo como palestrante Elivelton de Oliveira, em seguida a segunda palestra do dia: “Visão da Coopeavi para o conilon de qualidade”, com Daniel Piazzini Neves.

Dando sequencia ao ciclo de palestras, as 9h50 é a vez do Coordenador Estadual do Projeto Balde Cheio e Professor IFES Campus Santa Teresa, Ismail Ramalho Haddade, falar sobre o projeto Balde Cheio.

As 10h40 acontece a Premiação do V Concurso de Qualidade Café Conilon de Colatina. O Concurso que teve inicio em julho deste ano, tem como objetivo reconhecer, e incentivar a produção de café Conilon do município. As amostras foram selecionadas, classificadas e divididas em duas categorias. Via seca (Café Natural), e via úmida (Café, Lavado e selecionado por via úmida, e descascado). Entre os critérios avaliados estavam o teor de umidade e condições de bebida.
Em seguida, será a vez da premiação do II Concurso Leiteiro de Colatina, que foi realizado entre os dias 25 de agosto e 19 de setembro, nas propriedades dos criadores inscritos. Os animais participantes do Concurso Leiteiro deviam se encaixar em três categorias de acordo com o regime de ordenhas e com o tipo de alimentação: Categoria uma ordenha pela manhã para animais a pasto; Categoria duas ordenhas, manhã e tarde para animais a pasto; Categoria duas ordenhas, manhã e tarde para animais alimentados com silagem.


A premiação para os dois concursos será em dinheiro. Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Colatina(27)3177-7059 ou no INCAPER:(27)3722-5996.

Prefeitura inaugura Unidade de Saúde e assina ordem de serviço para construção de quadra

Inauguração da Unidade de Saúde de Boapaba

Nesta quarta-feira (29), o prefeito estará na comunidade de Boapaba, para assinar mais ordens de serviço. Uma das assinaturas vai contemplar a escola Ernesto Corradi, com uma quadra poliesportiva, orçada em aproximadamente R$ 64.500 mil, que será feita com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento e deverá ser entregue a comunidade em até 120 dias após a assinatura.
A quadra terá piso de concreto e pintura. Seu entorno será fechado com uma mureta. Pontos de iluminação também serão colocados. Além disso, traves, redes e tabelas também fazem parte da nova área de esporte.

A quadra irá contar com toda a estrutura para a prática de vários esportes, e será aberta a toda comunidade. Com a quadra, a expectativa é de que a prática de esporte seja estimulada, principalmente entre os jovens.

Na ocasião, o prefeito vai anunciar ainda, a recuperação da ponte com passarela no distrito e realizar a entrega da Unidade de Saúde, uma obra de 185 m², avaliada em R$ 225 mil reais, feita com recursos federais.  

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Semana do Bebê de 17 à 22 de novembro




Colatina se prepara para realizar a Semana do Bebê, de 17 a 22 de novembro, uma agenda dos municípios brasileiros e uma estratégia de mobilização social, criada com o objetivo de mobilizar políticas públicas nas áreas de saúde e assistência social para proteção, sobrevivência e de desenvolvimento de crianças de 0 a 06 anos de idade, a faixa da chamada “primeira infância”.
O evento é realizado pelas Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas) e Saúde (Semus), Cultura, Esporte e Lazer e Conselho Tutelar. Na programação do dia 17, terá trabalho de divulgação e mobilização de toda a sociedade e Tribuna Livre na Câmara Municipal.
No dia 18, terá seminário com profissionais da saúde e de assistência social, palestra sobre “Alimentação Saudável na Primeira Infância”, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de São Vicente para pais e familiares das crianças que frequentam a instituição. No dia 19, haverá palestra sobre “Gravidez na Adolescência” nas escolas Cleres Martins Moreira, no bairro São Vicente, e Rubens Rangel, no bairro Esplanada.
No dia 20, haverá visita aos hospitais Maternidade Santa Casa de Misericórdia e São José, e orientações de assistentes sociais aos pais sobre os direitos da criança na faixa etária, garantidos no Sistema Único de Assistência Social (Suas), e por parte da Semus, terá orientações de profissionais sobre os cuidados com o bebê.
No dia 21, não haverá atividade. No dia 22, a Semana será encerrada dentro da Vila Literária, que acontece na Praça Sol Poente, numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) que promove o evento para estimular a leitura. Terá um estande para receber as famílias para distribuir informativos e orientar sobre o Suas.



Semana
A Semana do Bebê é uma das estratégias do Selo Unicef Município Aprovado. A idéia é incentivar os municípios para que a realizem todos os anos, contribuindo assim com o “Compromisso com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada”, iniciativa do Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, da Organização das Nações Unidas (ONU), em apoio à estratégia Toda Mulher Toda Criança, lançada em 2010. O objetivo principal é acelerar os esforços dos governos e da sociedade de reduzir as mortes evitáveis de crianças de até 06 anos, com ênfase nos primeiros dias de vida.
O Selo tem como diretrizes a erradicação das desigualdades sociais e é uma estratégia para a conquista e a garantia de todos os direitos das crianças e adolescentes. E tem como base os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) para a erradicação da pobreza.
É uma referência mundial em conhecimento e ações da área e importante parceiro dos municípios e do governo federal pois entende “que é no município que a criança cresce e deve se desenvolver como sujeito de direitos, e no Brasil, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Estimula os municípios a aprimorarem suas políticas públicas por meio da capacitação de seus técnicos e da mobilização de sua comunidade, especialmente dos adolescentes. Quanto à primeira infância, afirma que é a fase de maior vulnerabilidade, que demanda proteção especial e um ambiente seguro, acolhedor e estimulante. 

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Colatina é o município que mais gerou empregos no noroeste do Estado segundo o Caged

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados esta semana pelo Ministério do Trabalho, mostram que foram criados, em todo o Estado 4.073 empregos, equivalente a um aumento de 0,51% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Tal comportamento decorreu do crescimento do emprego principalmente nos setores dos Serviços (+1.587 postos), do Comércio (+ 1.485 postos) e da Indústria de Transformação (+ 1.042 postos).


Colatina, alcançou o quarto lugar no ranking de admissões no Estado, se destacando entre os 78 municípios, mostrando que a cidade contribui para o desenvolvimento do estado.

No mês de setembro foram registrados 1625 empregos e 1265 desligamentos, um saldo positivo de 360 empregos. De janeiro até setembro o município apresenta um saldo de 1536 empregos. O número é maior do que o total de 2013, quando foram gerados um saldo de 898 empregos. 

Circuito Estadual Rápido de Xadrez


Será no próximo sábado, 25, das 9 às 17 horas, no Ifes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo) Campus Colatina, a Etapa de Colatina do Cerap (Circuito Estadual Rápido) de xadrez, promovido pela Federação Espirito Santense de Xadrez (Fesx).
Estão sendo esperados, aproximadamente 100 atletas de todo o Estado, com idades a partir dos seis anos, no masculino e feminino. De Colatina, a grande maioria dos atletas são alunos do Projeto “Xeque Mate” desenvolvido na Biblioteca Pública Municipal, pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Colatina, que estudam nas quintas e sextas-feiras, das 18 às 19 horas.
Também vão participar alguns alunos da escola Belmiro Teixeira Pimenta, do bairro Bela Vista, de um projeto de um professor e um aluno do “Xeque Mate”, que atuam como voluntários, Jocimar Rangel da Silva e Carlos Eduardo de Jesus.
Como o “Xeque Mate”, além de revelar talentos, promove a inclusão social, principalmente de pessoas com necessidades especiais, dois de seus alunos também vão participar do Circuito, e mostrar como vêm superando as dificuldades que enfrentam no dia a dia e melhorando suas habilidades.


Um deles é o esteticista Dário Tinelli, 44 anos, portador de deficiência visual desde os 20 anos, que estuda desde o ano passado em tabuleiro adaptado. Para ele, além de desenvolver diversas habilidades, o xadrez funciona como lazer e contra o estresse..
Outro é Diwandrey Souza de Menezes, 23 anos, que vem se recuperando de um acidente de carro que o deixou em coma por mais de dois meses. Ele vem melhorando a sua coordenação motora, o raciocínio lógico, a concentração, o poder de autonomia, a tomada de decisão, e sobretudo, a autoestima. “É um jogo educativo, individual e de filosofia de vida. As técnicas educam. Está me ajudando muito”, destacou.
Segundo informou Marcos Lintz, coordenador e professor do Projeto, serão sete rodadas de 21 minutos, envolvendo crianças e adultos. Será feita uma parada para o almoço às 12 horas, após três rodadas, com retomada da competição marcada para as 13 horas, para mais quatro rodadas.

Os classificados no quadro geral do primeiro ao terceiro lugares serão premiados com troféu, e os do quarto ao décimo lugares receberão medalhas. Também serão premiados o mais experiente e o mais jovem enxadrista, e os colatinenses classificados nos três primeiros lugares.

Benefícios

No ano passado, o Cerap de Colatina aconteceu no ginásio da Ademc. Os três colatinenses vencedores foram Gabriel Lima Marino Gilson Bellumatti e Carlos Eduardo de Jesus. O destaque foi Lenilson Carneiro do Espírito Santo.
De acordo com Marcos Lintz, a realização desta etapa de Colatina é muito importante para os alunos mais experientes do projeto, porque eles têm a oportunidade de aprender e desafiar os melhores do esporte no Estado. “Para os novatos é bom para que eles conheçam mais as técnicas”, esclareceu.
O xadrez melhora a atenção e a concentração, aperfeiçoa e estimula o raciocínio lógico e matemático, melhora a capacidade de tomada de decisões, possibilita a comunicação, a socialização, a ressocialização, promove a amizade e o respeito do jogador para consigo mesmo e para com os outros.
“Os novatos e experientes, crianças e adultos, jogam uns com os outros, sem discriminação. É uma integração. As regras dele educam. Os cumprimentos dos parceiros ao iniciar o jogo e o desejo de sorte, o pedido de licença ao outro para acertar uma pedra mal colocada na casa, a paciência para esperar o parceiro jogar, o silêncio ou o tom baixo da conversa para não atrapalhar a concentração, e a proposta de empate dividindo os pontos, são algumas delas”, frisou o coordenador.

A coordenadora da BPM, Maria Emília dos Santos, disse que as aulas são gratuitas e que o projeto está aberto a pessoas de todas as idades. Ela disse que as inscrições ficam abertas permanentemente. Mais informações: (27) 3723-4584, 3721-1313 e 99762-2755.

Créditos: SEMCOS

Assinatura de Ordens de Serviço

Na noite desta quinta-feira (23), o prefeito Leonardo Deptulski estará no Bairro Santo Antônio para assinatura de ordem de serviço de algumas obras, como a da quadra poliesportiva do bairro, drenagem na Avenida Castelo Branco e obras de urbanização do Beco Projetado 12.

A solenidade que terá início as 18:30 horas, será realizada na quadra da CEIM Santo Antônio e deve contar com a presença da população local e autoridades.

A obra da quadra, orçada em R$ 391 mil reais, deverá ser realizada com recursos do Fundo de Desenvolvimento Municipal, do Ministério das Cidades, e deve ser concluída em até nove meses.
Já a obra de drenagem, deverá custar R$ 9 mil reais e assim como as obras do Beco, orçadas em R$ 55 mil, serão feitas com recursos do governo federal. O prazo para entrega da drenagem é 60 dias e para a obra do beco, 120 dias.

Na próxima terça-feira (29), o prefeito estará na comunidade de Boapaba, para assinar mais ordens de serviço. Uma das assinaturas vai contemplar a escola Ernesto Corradi, com uma quadra poliesportiva, orçada em aproximadamente R$ 64.500 mil, que será feita com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento e deverá ser entregue a comunidade em até 120 dias após a assinatura.

Na ocasião, o prefeito vai anunciar ainda, a recuperação da ponte com passarela no distrito e realizar a entrega da Unidade de Saúde, uma obra de 185 m², avaliada em R$ 225 mil reais, feita com recursos federais. 

Crédito: SEMCOS

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Centro Integrado Sesi/ Senai/IEL Colatina será ampliado


O Sistema Findes investe mais de R$ 19 milhões em melhorias de suas instalações e estruturas. O objetivo é acompanhar o crescimento econômico da regional Colatina, que abrange 14 municípios (Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Itarana, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério).

Em consonância com as metas estratégicas da atual gestão da Federação das Indústrias, a intenção, além de fomentar a descentralização do desenvolvimento, é manter os serviços prestados pelo Sistema Findes e suas entidades com o padrão de qualidade e modernidade necessários a dar suporte à evolução da indústria local, de forma que esta esteja sempre progredindo em termos de competitividade e produtividade.

Marcando uma nova etapa nessa caminhada, nesta terça-feira, dia 21 de outubro, com a presença do presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, e do vice-presidente institucional da Findes em Colatina e região, Manoel Antonio Giacomin, será assinada a ordem de serviço para o inicio das obras de reforma e ampliação do Centro Integrado Sesi/ Senai/IEL Colatina, com a execução de melhorias que representam um investimento de R$ 6,5 milhões.

Serão feitas obras de construção do almoxarifado e a ampliação da iluminação externa; a reforma dos muros e a instalação de uma nova central de atendimento; a adequação da portaria; nova central de atendimento ao cliente obras para melhoria da acessibilidade geral da unidade; e a construção de oito novas salas, com capacidade de atender mais 320 alunos.

Os investimentos incluem ainda a modernização, com instalação de novos equipamentos, dos laboratórios de automobilística, elétrica, ensaios destrutivos, hidráulica, marcenaria, mecânica, metalografia, metrologia, solda, pintura e vestuário, que já atendem quase mil alunos dos cursos técnicos.

O Sesi Colatina também está contemplado, com obras de ampliação do estacionamento, adequação da sala de jogos e do parquinho; reforma da cantina e pátio; e adequação dos banheiros. A previsão é que tudo esteja pronto em julho de 2015.
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que oferece cursos e capacitação aos gestores da indústrias, como desenvolvimento gerencial, programa de capacitação de líderes, estratégias de negociações entre outros, terá um espaço mais amplo para atender aos empresários.
De acordo com o vice-presidente institucional da Findes em Colatina e região, Manoel Antonio Giacomin, as melhorias vêm ao encontro das solicitações trazidas ao Sistema Findes pelos empresários daquela regional.


“Esses investimentos vêm atender às demandas do crescimento econômico e social trazidas a nós pelos industriais. Realizamos reuniões periódicas para discutir o que devemos melhorar e modernizar e também como atrair novas plantas industriais, a exemplo da Bertolini, do Laboratório Bago, da ALX Ind. e Com de Alumínios e Derivados, além de grandes empresas de rochas ornamentais, gerando incremento das cadeias produtivas e emprego e renda para nossa gente”, destaca Manoel Giacomin.

Crédito: SEMCOS